Não deixar ninguém para trás.
O Dia Mundial da Alimentação, celebrado no dia 16 de outubro, teve como tema “Não deixar ninguém para trás – melhor produção, melhor nutrição, melhor meio ambiente e uma vida melhor”. A data, instituída em 1981 pela FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, é celebrada em mais de 150 países e chama a atenção para a conscientização da população mundial sobre questões relativas à nutrição, à alimentação e à segurança alimentar.
Em face das crises atuais enfrentadas local e globalmente, como a crise econômica e a subida dos preços dos alimentos, a pandemia, conflitos entre nações, desigualdades sociais e alterações climáticas, hoje há 3,1 bilhões de pessoas no mundo todo que não têm acesso a alimentação saudável.
Atualmente, no Brasil, são 33,1 milhões de brasileiros que convivem com a fome diariamente. Deste total, 338 mil são catarinenses, ou seja, cerca de 4,6% da população de Santa Catarina enfrentando o estágio mais grave da insegurança alimentar – uma crise de fome. Os dados, levantados pela Rede PENSSAN – Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional -, mostram que apenas 4 entre 10 famílias brasileiras conseguem acesso pleno à alimentação.
A legislação brasileira assegura uma alimentação de qualidade como direito de todos:
“a alimentação adequada é direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal, devendo o poder público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população”
LEI Nº 11.346, DE 15 DE SETEMBRO DE 2006
Mesa Brasil Sesc SC e Senac SC
Para marcar a data, o Mesa Brasil Sesc SC em parceria com o Senac SC realizaram um workshop virtual sobre alimentação adequada e saudável e aproveitamento integral dos alimentos. Foram mais de 150 pessoas de 112 Instituições Sociais cadastradas em diferentes cidades do estado que participaram da atividade transmitida pela Faculdade Senac Florianópolis.
A professora Aline Lopes, da Faculdade Senac Florianópolis, elaborou três receitas para o workshop: pão de beterraba, chips de banana e hambúrguer de carne com vegetais. Os alimentos foram utilizados integralmente – cascas, polpas e talos – e o resultado e a receita podem ser conferidos abaixo:
Pão de beterraba
Ingredientes:
- 300g de farinha de trigo
- 3g de fermento biológico seco
- 6g de sal
- 24g de açúcar
- 60g de água
- 1 gema
- 24g de manteiga sem sal
- 90g de purê de beterraba
Modo de preparo:
- Para o purê de beterraba: cozinhe uma beterraba inteira por 20 min na panela de pressão. Em seguida, bata no liquidificador, com casca. Espere esfriar para usar na massa de pão.
- Em uma tigela, junte a farinha de trigo, o sal, o açúcar, o fermento, a gema, o purê de beterraba e a água, misture todos os ingredientes até ficar homogêneo.
- Passe a massa para a bancada e sove por 5 minutos, junte a manteiga e volte a sovar até chegar em ponto de véu.
- Modele os pães, transfira para uma assadeira, tampe com plástico filme e deixe fermentar até dobrar de tamanho.
- Pincele a clara de ovo nos pães e leve para assar em forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 20 minutos.
- Após assar, deixe esfriar em uma grade.
Hambúrguer com espinafre
Ingredientes:
- 400g de carne moída (de sua preferência)
- 50g de espinafre com os talos
- 50g de cebola
- 2 dentes de alho
- sal – quanto baste (q.b.)
- pimenta – q.b.
- páprica defumada – q.b.
- farinha de rosca – q.b.
Modo de preparo:
- Pique o espinafre e seu talo, a cebola e o alho.
- Em seguida, em uma tigela, junte todos os ingredientes e mexa até ficarem homogêneos.
- Adicione aos poucos a farinha de rosca, para dar liga.
- Modele no formato de hambúrguer.
- Aqueça uma frigideira e coloque um fio de óleo.
- Grelhe os hambúrgueres dos dois lados até estarem dourados.
Chips de banana
Ingredientes:
- 3 bananas verdes
- sal – quanto baste (q.b.)
- pimenta – q.b.
- páprica defumada – q.b.
Modo de preparo:
- Higienize as bananas com a casca e seque bem.
- Corte as bananas em fatias finas e coloque em uma assadeira untada ou coberta com papel tipo Assalight.
- Tempere com sal, pimenta e páprica defumada a gosto.
- Leve ao forno pré aquecido a 140ºC, por cerca de 30 minutos.
- Tire do forno e deixe esfriar até ficarem crocantes.

Para saber mais
“O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos e colheita urbana, que tem como missão contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, o desenvolvimento de ações educativas e a promoção da solidariedade social em todo o país.
Desde 2003, o programa arrecada alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas ainda próprios para consumo em parceiros doadores, e entrega em instituições sociais sem fins lucrativos, combatendo o desperdício de alimentos e contribuindo para a cidadania, sustentabilidade e realização do Direito Humano à Alimentação Adequada.
O Mesa Brasil Sesc integra a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, é certificado pela Global Foodbanking Network, órgão internacional que apoia bancos de alimentos em todo o mundo, e desenvolve ações alinhadas aos ODS: 2 (Fome zero e agricultura sustentável), 12 (Consumo e produção responsáveis) e 17 (Parcerias e meios de implementação).
De janeiro a setembro de 2022, distribuiu 2.307.339 Kg de alimentos para 498 Instituições Sociais em 64 municípios do estado de Santa Catarina, contribuindo para a segurança alimentar de mais de 70 mil pessoas.
Para se um doador para o Mesa Brasil Sesc: clique aqui
Para cadastro de uma instituição social: clique aqui
Fonte:
FAO – Dia Mundial da Alimentação
Lei nº 11.346 – Lei de Segurança Alimentar e Nutricional
Oxfam Brasil – 10 medidas prioritárias para vencer a fome no Brasil
Olhe Para A Fome – Pesquisa 2022
Rede PENSSAN – 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil
Sesc SC – Dia Mundial da Alimentação reforça a importância de não deixar ninguém para trás
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) contemplados na ação:
