Data: 28/11/2022 Tempo: 03min de leitura Categoria: Cadeia Produtiva Visualizações: 515 visualizações
Por: Observatório da Gastronomia

O Projeto Macroalgas, uma parceria do Senac SC e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), que tem como objetivo pesquisar aplicabilidade da macroalga Kappaphycus alvarezii na gastronomia, foi lançado de forma institucional nesta sexta-feira (25). No evento, sediado na Faculdade Senac Florianópolis, colaboradores do Sistema Comércio SC, da Epagri e produtores de alga puderam apreciar um cardápio completo – desde drink e entrada até sobremesa – usando a alga como base.

Estiveram no lançamento o superintendente da Fecomércio, Renato Barcelos, representando o presidente Hélio Dagnoni, o diretor regional do Senac SC, Alexandre Meneguetti, a gerente de saúde e assistência do SESC SC, Jéssica Pucci, representando a diretora regional Simone Batista, o gerente de pesca e aquicultura da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Sérgio Winckler, e o diretor institucional da Epagri, Celio Haverroth. Todos eles destacaram a parceria entre as duas instituições e na expectativa para a introdução da alga nos mais variados pratos.

Na sequência, Alex Santos e André Novaes, do Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca (Cedap) da Epagri, comentaram um pouco sobre o histórico dos estudos da alga e o impacto para os produtores marinhos com mais uma opção de fomentar renda. Por fim, a analista de projetos educacionais do Senac SC, Nathália Bernardinetti, explicou o projeto gastronômico e como a instituição de ensino está inserida na parceria. 

Menu completo 

O cardápio foi desenvolvido pelas professoras do Senac SC Maria do Nascimento Garcia e Aline Lopes de Moura Salla. A professora Maria, comandou o cardápio e comentou a produção de cada item.  

  • Blood Mary com Sorbet de Salsão – a alga foi usada para dar textura do clássico drink;
  • Ostra no vapor com vinagrete de Kappaphycus a.;
  • Focaccia com Kappaphycus a. e sal de Kappaphycus a. – a alga é usada na cobertura do pão de origem italiana e também no pesto;
  • Salada Morna de Kappaphycus a. curada no óleo de gergelim com polvo;
  • Filé de peixe grelhado com demi-glace de Kappaphycus a. e pesto de Kappaphycus a. – a alga é usada em substituição ao roux.
  • Gyoza de Taioba com recheio de Kappaphycus a. ao missô – prato oriental feito com massa de taioba, um tipo de PANC (planta alimentícia não convencional).
  • Patê choux com farinha de Kappaphycus a. e creme patissierrie com Kappaphycus a. – sobremesa com a alga em substituição à farinha de trigo e também para dar o ponto correto no conhecido creme de confeiteiro, em substituição ao amido.
  • Ponche com Kappaphycus a. e frutas.
  • Bloody Mary com sorte de salsão
  • Ostra no vapor com vinagrete de kappaphycus
  • Focaccia com kappaphycus e sal de kappaphycus
  • Salada morna de kappaphycus curada no óleo de gergelim com polvo
  • Filé de peixe grelhado com demi-glace de Kappaphycus e pesto de Kappaphycus
  • Gyoza de taioba com recheio de Kappaphycus a. ao missô
  • Patê choux com farinha de kappaphycus a. e creme patissiere com kappaphycus a.
  • Ponche com kappaphycus alvarezii e frutas

Para que o menu fosse servido aos convidados, os alunos dos cursos de Cozinha e de Gastronomia do Senac, da Faculdade Senac Florianópolis, colaboraram no evento, com serviço comandado pelo professor do Senac SC Pedro Castilhos. 

Saiba mais sobre o projeto

O projeto objetiva pesquisar a aplicabilidade da macroalga Kappaphycus alvarezii na gastronomia, usabilidade e desenvolvimento de produtos a partir da sua transformação voltados para a gastronomia e indústria alimentícia, visando a geração de emprego e renda para a cadeia produtiva catarinense. Saiba mais clicando aqui


ODS envolvidos nessa ação:

ODSs 5, 8, 9, 14, e 17
  • ODS 05 – Igualdade de Gênero, alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;
  • ODS 08 – Emprego Decente e Crescimento Econômico, promoção do crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos;
  • ODS 09 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, tornando as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;
  • ODS 14 – Vida na Água, conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;
  • ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação, fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Por: Aline Andrade e Giorgio Guedin – Assessoria de Imprensa Senac SC
Contato: imprensa@sc.senac.br 
Publicado originalmente emPortal Senac SC

Também pode
te interessar:

Eventos relacionados a Cidade Criativa Unesco da Gastronomia – Florianópolis (1º semestre 2024)
Data: 04/04/2024 Tempo: 01min Categoria: Cidade Criativa

Eventos relacionados a Cidade Criativa Unesco da Gastronomia – Florianópolis (1º semestre 2024)

Compilados de eventos informados pela Associação FloripAmanhã relacionados a Cidade Criativa Unesco da Gastronomia

Florianópolis recebe em agosto I Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia
Data: 22/03/2023 Tempo: 02min Categoria: Institucional

Florianópolis recebe em agosto I Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia

Florianópolis receberá em agosto a 1ª edição do Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia. A

Temporada da maçã propicia turismo de experiência na serra catarinense
Data: 02/03/2023 Tempo: 03min Categoria: Cadeia Produtiva

Temporada da maçã propicia turismo de experiência na serra catarinense

Santa Catarina é um importante produtor de maçãs no Brasil, com diversas regiões do estado dedicadas à produção