Data: 18/01/2022 Tempo: 02min de leitura Categoria: Cidade Criativa Visualizações: 597 visualizações
Por: Observatório da Gastronomia

Florianópolis, Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, será retratada na websérie junto com as demais cidades brasileiras que compõem a rede internacional.

O Ministério do Turismo (MTur) iniciou uma viagem guiada pelas experiências e sensações das cidades brasileiras reconhecidas internacionalmente como Criativas. A ideia é revelar lugares e vivências de destaque no país, tornando conhecidos os elementos culturais e típicos de cada região. E, desta forma, estimular o turismo nestes locais, favorecendo o reaquecimento do setor no país. O primeiro episódio da “Websérie – Rotas Criativas do Brasil” retrata a gastronomia de Belém (PA), com sabores únicos.

Para assistir, clique AQUI. Os demais filmes também serão publicados no canal do Ministério do Turismo no YouTube. Todos os materiais foram formulados em parceria com representantes das cidades.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destaca que o turismo gastronômico tem motivado cada vez viagens e atraído a atenção de países ao redor do mundo. “Somos um país com sabores e temperos únicos. Temos um potencial enorme para nos destacar no cenário mundial e é para isso que temos trabalhado, unindo esforços com outros atores e elaborando projetos que consigam transformar todo esse potencial em realidade”, completa Machado Neto.

CIDADES CRIATIVAS – A Rede de Cidades Criativas, criada em 2004, é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) que reconhece esforços de localidades para colocar a economia criativa, por meio de projetos turísticos e culturais, no centro de planos de desenvolvimento urbano.

Dez cidades brasileiras já integravam essa seleta lista e serão retratadas na Websérie – Rotas Criativas do Brasil”. São elas: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), no campo da gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), em design; João Pessoa (PB), em artesanato e artes populares; Salvador (BA), na música, e Santos (SP), no cinema.

Ainda em 2021, outros dois municípios brasileiros passaram a fazer parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco: Campina Grande (PB), reconhecida em Artes Midiáticas – única localidade brasileira com o título nesta categoria – e Recife (PE), na Música.

A rede da Unesco conta com 295 cidades em 90 países, que investem em cultura e criatividade – artesanato e arte popular, design, cinema, gastronomia, literatura, artes midiáticas e música

Fonte: MTur

Também pode
te interessar:

Eventos relacionados a Cidade Criativa Unesco da Gastronomia – Florianópolis (1º semestre 2024)
Data: 04/04/2024 Tempo: 01min Categoria: Cidade Criativa

Eventos relacionados a Cidade Criativa Unesco da Gastronomia – Florianópolis (1º semestre 2024)

Compilados de eventos informados pela Associação FloripAmanhã relacionados a Cidade Criativa Unesco da Gastronomia

Florianópolis recebe em agosto I Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia
Data: 22/03/2023 Tempo: 02min Categoria: Institucional

Florianópolis recebe em agosto I Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia

Florianópolis receberá em agosto a 1ª edição do Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia. A

Temporada da maçã propicia turismo de experiência na serra catarinense
Data: 02/03/2023 Tempo: 03min Categoria: Cadeia Produtiva

Temporada da maçã propicia turismo de experiência na serra catarinense

Santa Catarina é um importante produtor de maçãs no Brasil, com diversas regiões do estado dedicadas à produção