Com uma rica e exclusiva culinária e estabelecimentos que oferecem as mais diversas cozinhas nacionais e internacionais, a capital catarinense fomenta o segmento, que atrai mais visitantes a cada ano.
Com mais de 100 praias, natureza exuberante e paisagens de tirar o fôlego, Florianópolis já é um destino turístico consolidado no país e no exterior há muitos anos pelas suas belezas naturais. Nos últimos anos também se tornou referência mundial em tecnologia, inovação, economia criativa, qualidade de vida e desenvolvimento. A capital catarinense, no entanto, também cresce e se destaca em outro segmento, o gastronômico.
Cidade Criativa Unesco da Gastronomia desde 2014, Floripa tem opções para todos os gostos e bolsos para seus moradores e visitantes, da comida de boteco às opções mais requintadas de diferentes cozinhas nacionais e internacionais.
A rica culinária típica da Ilha também não deixa a desejar. Principal produtor de ostras do Brasil, Florianópolis dá um show à parte nas preparações de pratos com o molusco. E quem nega um pastel de berbigão? Uma iguaria típica do litoral do estado e da Ilha de Santa Catarina.
Outra estrela da gastronomia local é a nossa tainha, preparada assada, sanfonada, frita, ensopada e escalada, como manda a tradição, quando o peixe fica por cerca de dois dias numa grade de telas, salgada e no sol. Antigamente ficava exposta em um varal. Depois desse processo a tainha vai para a churrasqueira e rapidamente fica pronta, uma delícia e um prato único, acompanhado pelo igualmente tradicional pirão d’água.
O superintendente de Turismo de Florianópolis, Vinicius de Lucca, destaca que a cidade tem crescido no setor com a diversificação dos estabelecimentos, com o uso de produtos regionais e com a criação de atrativos como vias e rotas gastronômicas.
“ A Via da Ponta Norte, por exemplo, é um exemplo de organização. Desenvolveram marca própria e estão planejando ações, como festivais e promoções”, afirma.
Ele lembra também que, nos últimos anos, o município recebeu novos empreendimentos contemporâneos, com diversas opções gastronômicas, como na Mercadoteca, no Pátio Milano e no Armazém Rita Maria, Top Market, Square, entre outros.
“São espaços coletivos de gastronomia e entretenimento que mostram uma nova cara da cidade, mais cosmopolita, com grandes investimentos. A potencialização de rotas gastronômicas já existentes, como a do Ribeirão da Ilha, a de Coqueiros e a do Sol Poente (Santo Antônio de Lisboa, Cacupé e Sambaqui), fazem parte dos planos para que os estabelecimentos atuem de forma mais integrada. Esses locais já recebem milhares de moradores e turistas – especialmente nos finais de semana”, ressalta Vinicius.
Rede Mundial de Cidades Criativas Unesco
Florianópolis foi o primeiro município do Brasil a integrar a lista de 295 cidades da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, que reconhece a criatividade gastronômica como estratégia impulsionadora do desenvolvimento sustentável, por meio de parcerias mundiais. Hoje são mais de 90 países no hall de membros da iniciativa da Unesco.Além de Florianópolis, o Brasil conta com outras três Cidades Criativas da Gastronomia: Paraty (RJ), Belém (PA) e Belo Horizonte (MG). Floripa também é destaque pelas belezas naturais e praias, uma vez que conta com um rico patrimônio ambiental e com a preservação das características dos colonizadores açorianos, o que confere à cidade, também, um patrimônio histórico-cultural com potencial turístico.
Existem sete campos potenciais dentro da rede de Cidades Criativas, sendo o cinema, a literatura, o artesanato e arte popular, a música, o design, as artes midiáticas e a gastronomia, esta última considerada patrimônio imaterial de um local, com poder de divulgação da arte, conhecimento e tradição ligada à identidade de um povo.
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