Data: 27/11/2019 Tempo: 02min de leitura Categoria: Alimentação Visualizações: 741 visualizações
Por: Senac SC

O Senac SC apresentou um cardápio recheado de influências das mais diversas etnias de Santa Catarina durante Semana da Gastronomia Regional, que aconteceu de 19 a 22 de novembro em Brasília. Sabores tradicionais se misturaram com a rica cultura do estado, que pode ser observada na escolha dos ingredientes de cada uma das receitas e também nos detalhes da decoração elaborada especialmente para o evento.

O menu (galeria de fotos abaixo) com releituras de clássicos da cozinha catarinense foi apresentado nos três restaurantes-escola do Senac em Brasília – na Câmara dos Deputados, Senado Federal e na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) – foi assinado por uma equipe de chefs da Faculdade Senac Joinville, sob o comando da coordenadora de Gastronomia, Francini Schoepping. Nas receitas, os chefs Daniel Lopes, Rodrigo Bergler, Juliana Karina Bartch e Mario Hackbarth fizeram novas interpretações dos pratos tradicionais da culinária regional.

Na Câmara dos Deputados, 17 parlamentares catarinenses, entre deputados federais e senadores, puderam apreciar as delícias da gastronomia de Santa Catarina. No cardápio, receitas como arroz com marisco, macarrão com botarga, linguiça Blumenau na cachaça e salsichão (bockwurst). O evento que celebrou a riqueza de sabores da gastronomia local contou também com a presença do diretor regional do Senac SC, Rudney Raulino, e da vice-governadora do estado, Daniela Reinehr.

Na sede da CNC, o serviço empratado trouxe espaguete de pupunha com linguiça Blumenau como entrada e a clássica torta alemã de sobremesa. Já no Senado Federal, destaque para schnitzel com purê de batata e repolho roxo e filé mignon com queijo de ovelha, mandioca grelhada e cenoura baby glaciada.

O evento também contou com uma aula show para os alunos do Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia (CEAG) do Senac Brasília. Na ocasião, foram degustados pratos com ostras e harmonização com cervejas catarinenses.

“A Semana da Gastronomia Regional de Santa Catarina apresentou em Brasília a pluralidade da nossa cultura e gastronomia, mostrando que cada região do estado traz uma particularidade diferente. Das receitas alemãs e italianas aos pratos com frutos do mar de influência açoriana, truta defumada da Serra e carne suína do Oeste, o Senac SC levou as tradições locais à mesa”, afirma o diretor regional do Senac SC, Rudney Raulino.

Diversidade cultural nos detalhes

Os restaurantes-escola do Senac em Brasília receberam uma decoração especial para a Semana da Gastronomia Regional. Referências da cultura catarinense não passaram despercebidas por quem prestigiou os quatro dias de evento. De Nova Veneza, ao Sul, a magia das máscaras traz o Carnevale di Venezia na cidade mais italiana do Brasil. No Norte catarinense, a cidade de Corupá tem fama (e título) de produzir a banana mais doce do país.

Já em Fraiburgo, a Terra da Maçã, o aroma da fruta no pé virou tradição que atrai centenas de turistas todos os anos. Da Serra também chega a pinha que cresce no topo das Araucárias. E o pinhão, que se transformou em ingrediente principal de muitas receitas catarinenses. Descendo para o litoral, é possível encontrar belas praias, mas também referências da cultura açoriana que se manifesta na gastronomia – do pirão de peixe às delicadas ostras.
Por Jessica Krieger/Pricilla Back
Assessoria de comunicação do Senac/SC – imprensa@sc.senac.br