Data: 07/02/2019 Tempo: 02min de leitura Categoria: Alimentação Visualizações: 650 visualizações
Por: Governo de SP

Publicações trazem informações sobre a utilização de partes de peixes, crustáceos e moluscos, com foco no consumo integral dos alimentos.

A Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), em parceria com o Instituto de Pesca (IP), ambos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, lançaram o livro “Pescado é saúde: aproveitamento integral do pescado”. A publicação tem como objetivo informar sobre maneiras de desfrutar totalmente o alimento. 
O livro faz parte da série “Pescado é Saúde” e contém informações sobre o ‘Aproveitamento Integral do Pescado’, bem como receitas elaboradas com as partes comumente desperdiçadas de pescado no mercado nacional.A nutricionista e diretora técnica do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans), da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), Milene Gonçalves Massaro Raimundo, explica que a série ‘Pescado é Saúde’ foi elaborada para orientar os consumidores a respeito da importância do consumo dos pescados, suas propriedades nutricionais e sua versatilidade como alimento.“Os livros abordaram o uso do frio, os processos de salga e defumação e o aproveitamento integral do produto. Em todas as edições foram incluídas receitas testadas em nossa cozinha experimental, além de outras elaboradas por chefs. A publicação é uma parceria entre a Codeagro e o Instituto de Pesca, em uma iniciativa de estímulo ao consumo, desmistificando as diversas tecnologias de conservação”, diz Milene.

Para o diretor técnico de departamento do Instituto de Pesca (IP), Luiz Marques da Silva Ayroza, a publicação também informa, de maneira simples e prática, como aproveitar integralmente o pescado.

“Tem muito a nos oferecer, tanto do ponto de vista nutricional como gastronômico. Esta é uma série de livros que estamos publicando em conjunto com a Codeagro. A integração do IP com as coordenadorias da Secretaria de Agricultura e Abastecimento tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva do pescado”, explica Ayroza.

Quem tiver interesse, pode baixar o livro gratuitamente [epcl_button label=”Download ” url=”http://www.codeagro.sp.gov.br/uploads/publicacaoesCesans/LIVRO_Pescado%C3%A9mais_aproveitamento.pdf” type=”outline” color=”red” size=”regular” icon=”fa-arrow-circle-down” target=”_blank” rel=”dofollow”][/epcl_button]

A série “Pescado é Saúde” é composta ainda dos livros:

Pescado é Saúde: Salga Secagem e Defumação  [epcl_button label=”Download ” url=”http://www.codeagro.sp.gov.br/uploads/publicacaoesCesans/pescadoesaude_salgasecagemedefumacao.pdf” type=”outline” color=”red” size=”regular” icon=”fa-arrow-circle-down” target=”_blank” rel=”dofollow”][/epcl_button]

Pescado é Saúde: Uso do Frio,  [epcl_button label=”Download ” url=”http://www.codeagro.sp.gov.br/uploads/publicacaoesCesans/PESCADO_E_SAUDE_USO_DO_FRIO.pdf” type=”outline” color=”red” size=”regular” icon=”fa-arrow-circle-down” target=”_blank” rel=”dofollow”][/epcl_button]

Fonte: Governo de São Paulo

Também pode
te interessar:

Eventos relacionados a Cidade Criativa Unesco da Gastronomia – Florianópolis (1º semestre 2024)
Data: 04/04/2024 Tempo: 01min Categoria: Cidade Criativa

Eventos relacionados a Cidade Criativa Unesco da Gastronomia – Florianópolis (1º semestre 2024)

Compilados de eventos informados pela Associação FloripAmanhã relacionados a Cidade Criativa Unesco da Gastronomia

Florianópolis recebe em agosto I Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia
Data: 22/03/2023 Tempo: 02min Categoria: Institucional

Florianópolis recebe em agosto I Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia

Florianópolis receberá em agosto a 1ª edição do Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia. A

Temporada da maçã propicia turismo de experiência na serra catarinense
Data: 02/03/2023 Tempo: 03min Categoria: Cadeia Produtiva

Temporada da maçã propicia turismo de experiência na serra catarinense

Santa Catarina é um importante produtor de maçãs no Brasil, com diversas regiões do estado dedicadas à produção