A Oficina de Culinária Japonesa para produção de Tofu, promovida pela Nipocultura em parceria com a Faculdade Senac Florianópolis, acontecerá na próxima segunda-feira, dia 21 de fevereiro, às 19 horas, terá transmissão on-line e contará com intérprete em Libras. Será abordado o tema MOTTAINAI* – como fazer TOFU (queijo de soja) e utilização/aproveitamento de seus resíduos. A oficina é gratuita, para participar basta enviar seu endereço de email para o celular da Nipocultura: 48 99608-9500.

Da produção do TOFU, temos o seu resíduo chamado Okara (foto abaixo). Com o Okara serão feitos três produtos: um pão, um pão com chocolate e uma farofa.

*Mottainai em seu sentido pleno refere-se não só ao desperdício material, como também aos padrões de pensamento que dão origem à ação que gera desperdício de qualquer natureza, inclusive emocional e espiritual. Sobras de comida no prato, utilização de recursos da natureza além do necessário, emprego de material ou esforço além do suficiente, tudo isso é ser contrário ao ensinamento do Mottainai.
Uma mente vazia, improdutiva, um coração vazio de sentimentos também está dentro da ideia do Mottainai (é ter inteligência, capacidade de produzir, de amar e mesmo assim se omitir). Jogar fora coisas que poderiam ser reutilizadas e transformadas em uma coisa nova e aproveitável, o tempo mal usado ou desperdiçado também é Mottainai.
A oficina promovida pelo Nipocultura é um projeto selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc De Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
Serviço:
O quê: Oficina de Culinária Japonesa: Tofu e usos do Okara (resíduo do tofu)
Quando: segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022, às 19h
Onde: transmissão online, com intérprete de Libras
Inscrição: enviar email para 48 99608-9500
Investimento: gratuito
Fonte: Nipocultura
Crédito da imagem de capa: iStock