“Saboreie Florianópolis, a 1ª Cidade Criativa Unesco da Gastronomia” é o mote da campanha que já está circulando em TVs, portais, rádios, jornais, revistas, relógios digitais, bancas de jornais e em breve também irá estampar painéis em aeroportos pelo Brasil.
A ideia é valorizar a conquista da chancela de Cidade Criativa Unesco da Gastronomia e enaltecer toda a culinária diversificada da capital catarinense, que foi justamente o que a fez se tornar uma referência internacional. Embora ainda desconhecida de muitos, esta marca, agora, vai ganhar o país, em uma campanha de divulgação para o turismo que visa contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região e, claro, refletir também na temporada de verão que se aproxima.
“Essa campanha tem um papel extraordinário e estratégico para Florianópolis, porque aproveita a trégua da pandemia e a vacinação coletiva para fortalecer o que a cidade tem de melhor às vésperas da temporada: o turismo. Esta é uma oportunidade muito rica para consolidar Florianópolis como um destino, de fato, criativo de turismo gastronômico e cultural”, salienta a presidenta da Associação FloripAmanhã, Anita Pires.
Sobre a campanha
As peças da campanha “Saboreie Florianópolis” compõem um esforço voluntário feito pela agência D/Araújo Comunicação. Os profissionais não só abraçaram a ideia, como também obtiveram o custeio de todo o valor de R$4 milhões de investimento em mídia que representa a divulgação total das peças. Toda essa quantia foi obtida com parcerias firmadas com veículos de comunicação e outros fornecedores.
“A campanha traz a diversidade gastronômica local, além de enaltecer a cultura e belezas naturais que Floripa tem de sobra. Não é sempre que podemos divulgá-las e ainda contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região”, destaca o publicitário Daniel Araújo, CEO da agência D/Araújo e que esteve à frente da criação da campanha.
Os anúncios e painéis estarão estampados a partir de 30 de novembro nas áreas de check-in, embarque, desembarque e estacionamento de diversos aeroportos do Brasil, como em São Paulo (Congonhas), Rio de Janeiro (Santos Dumont), Cuiabá, Goiânia, Curitiba, Joinville e Navegantes (exemplos nas imagens abaixo).







Além dos aeroportos, os painéis também darão cor a outdoors e a estruturas de relógios digitais e bancas de algumas capitais. E mais: a campanha também é composta por um filme de 60 segundos (abaixo), que mostra as belezas e tradições da capital catarinense e será transmitida pelas emissoras de televisão de Santa Catarina, um áudio de 30 segundos que será divulgado em diferentes emissoras de rádio do estado e anúncios que irão estampar a capa de portais de notícias e páginas de jornais e revistas estaduais e nacionais, como Caras e Exame.
A chancela Unesco
Florianópolis ostenta a chancela de Cidade Criativa da Unesco na modalidade gastronomia desde 2014. A Rede de Cidades Criativas da Unesco é uma plataforma internacional criada em 2004 pela Unesco, braço da Organização das Nações Unidas (ONU) para Educação, Ciência e Cultura no mundo.
Além da Gastronomia, a Rede de Cidades Criativas da Unesco se divide em outras seis áreas: Artesanato e Artes Folclóricas, Artes Midiáticas, Design, Cinema, Literatura e Música. No total, com as novas cidades incluídas em 08 de novembro de 2021, 295 cidades, de 90 países, integram o coletivo em todas as suas modalidades. No Brasil, há cidades representando o campo criativo da Gastronomia (Florianópolis, Belém, Paraty e Belo Horizonte), Design (Brasília, Curitiba e Fortaleza), Música (Salvador e Recife), Cinema (Santos), Artes Midiáticas (Campina Grande) e Artesanato e Artes Folclóricas (João Pessoa).
Fonte: Associação FloripAmanhã