Data: 25/05/2022 Tempo: 03min de leitura Categoria: Cadeia Produtiva Visualizações: 381 visualizações
Por: Observatório da Gastronomia

O INPI publicou, no dia 24 de maio, o reconhecimento da Denominação de Origem para a erva-mate do Planalto Norte Catarinense, cuja especificidade resulta de um conjunto de fatores do meio geográfico que refletem na composição final do produto. A delimitação geográfica inclui uma área de 20 municípios de Santa Catarina.

Selo de identificação da IG
Selo de Identificação Nacional

Com este registro, o total de Indicações Geográficas concedidas no INPI chega a 99, sendo 68 Indicações de Procedência (IP), todas nacionais, e 31 Denominações de Origem (DO), das quais 22 são nacionais e nove, estrangeiras.

Sobre a DO

A erva-mate do Planalto Norte Catarinense cresce em ambiente de sombra esparsa junto à Mata de Araucária. O produto da Denominação de Origem é constituído por folhas e ramos da erva-mate (Ilex paraguariensis), em sua maioria proveniente de ervais nativos, sem a presença de espécies exóticas e sem o uso de agrotóxicos.

Além da sombra proporcionada à erva-mate, a Mata de Araucária possui papel fundamental durante o inverno, no qual o estrato arbóreo constitui uma barreira contra as perdas de radiação e os ventos frios. Dessa forma, contribui para a conservação de calor no solo e no ar, mantendo a umidade necessária aos ervais. 

Também cabe ressaltar que a região apresenta a menor insolação anual no estado de Santa Catarina, o que garante à erva-mate um ambiente ainda menos ensolarado. Tal sombreamento proporciona à erva-mate do Planalto Norte Catarinense maiores teores de cafeína, conforme evidenciaram estudos de caracterização química do produto, provenientes de municípios da área delimitada.

Área Geográfica Delimita da IG Erva-mate do Planalto Norte Catarinense. Fonte: Epagri/Ciram.

De acordo com a documentação apresentada no processo da Denominação de Origem, a análise sensorial da erva-mate do Planalto Norte Catarinense, realizada por um painel de especialistas, mostrou que, quando comparada às ervas-mate oriundas de Paraná, Rio Grande do Sul e Argentina, a primeira apresentou maior brilho e um verde mais intenso na erva seca triturada. Além disso, a cor verde da infusão da erva-mate do Planalto Norte Catarinense foi superior.

Quanto aos atributos de doçura e amargor, a erva-mate da Denominação de Origem apresentou maior nível de doçura e menor amargor, quando comparada às amostras das outras regiões mencionadas, gerando o sabor suave específico e mais valorizado no mercado, ainda segundo a documentação existente no processo.

(a) Foto da planta de erva-mate. Fonte: Sérgio Bordignon; (b) Ramo com folhas de erva-mate e botão floral. Fonte: Juliana Gonçalves; (c) Flores de erva-mate. Fonte: Eduardo L.H. Giehl; (d) Frutos de erva-mate. Fonte: Marcio Verdi (Flora Digital – UFRGS).

Com relação aos fatores humanos do meio geográfico, os métodos de colheita e trituração, bem como o preparo da infusão de erva-mate, sofreram forte influência de diferentes povos. Desde o saber fazer atual da colheita, passando pelo sapeco e cancheamento (moagem), até o modo de preparo para consumo, somaram-se contribuições históricas dos povos indígenas, dos caboclos e dos tropeiros, que introduziram um instrumento chamado ouriço no processo de cancheamento; além da influência dos imigrantes europeus, que se incorporaram à atividade ervateira na floresta.

Para saber mais sobre a IG Denominação de Origem Erva-mate do Planalto Norte Catarinense acesse a Revista de Propriedade Industrial, nº2681.

A Epagri produziu um vídeo em 2017 sobre a produção da Erva-mate do Planalto Norte Catarinense, acesse aqui.

Quer conhecer os outros produtos catarinenses com Indicação Geográfica ou Selo Arte? Acesse o Mapa Gastronômico do Observatório da Gastronomia.

http://observagastronomia.com.br/projetos/indentificacao-geografica/

Com informações de: INPI

Também pode
te interessar:

Eventos relacionados a Cidade Criativa Unesco da Gastronomia – Florianópolis (1º semestre 2024)
Data: 04/04/2024 Tempo: 01min Categoria: Cidade Criativa

Eventos relacionados a Cidade Criativa Unesco da Gastronomia – Florianópolis (1º semestre 2024)

Compilados de eventos informados pela Associação FloripAmanhã relacionados a Cidade Criativa Unesco da Gastronomia

Florianópolis recebe em agosto I Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia
Data: 22/03/2023 Tempo: 02min Categoria: Institucional

Florianópolis recebe em agosto I Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia

Florianópolis receberá em agosto a 1ª edição do Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia. A

Temporada da maçã propicia turismo de experiência na serra catarinense
Data: 02/03/2023 Tempo: 03min Categoria: Cadeia Produtiva

Temporada da maçã propicia turismo de experiência na serra catarinense

Santa Catarina é um importante produtor de maçãs no Brasil, com diversas regiões do estado dedicadas à produção