Empresas do Ribeirão da Ilha, bairro ao sul da Ilha de Santa Catarina, Florianópolis/SC, recebem a primeira validação para depurar moluscos e mexilhões. Pioneiros na atividade, os estabelecimentos são os únicos no estado a realizar o processo.
A cadeia produtiva de ostras, mexilhões e vieiras constitui um importante papel social e econômico para Santa Catarina. Há algumas décadas essa atividade teve início e encontrou em nossas baías um grande potencial para produção, gerando renda e emprego para muitas famílias.
Atualmente dois estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção de Florianópolis, localizadas no sul da Ilha, receberam validação para o processo de depuração: a empresa Paraíso das Ostras e a Vieiramar Alimentos.
O que é a depuração?
A depuração é um processo controlado pelo qual os moluscos são colocados em água por algumas horas para eliminar micro-organismos acumulados em seus tecidos, sendo uma alternativa para melhorar a qualidade desse produto, já que não provoca alterações sensoriais que impossibilitem o consumo in natura dos moluscos.
Mariscos, ostras e… …vieiras. Crédito das fotos: iStock
O tratamento é uma alternativa segura e viável para o consumo seguro de moluscos bivalves cultivados em áreas que já possuem um comprometimento na qualidade da água. Permite também abastecimento constante do mercado consumidor com garantia de qualidade.
Fonte: Setur