Data: 05/03/2020 Tempo: 02min de leitura Categoria: Formação Visualizações: 558 visualizações
Por: Divulgação

O empreendedorismo em chocolataria e confeitaria vem crescendo no Brasil e se apresenta em abordagens diversas, seja através de indústrias como de pequenos empreendimentos artesanais. Para tal atividade, a legislação brasileira apresenta demandas que muitas vezes podem parecer complexas para serem implantadas nas rotinas de produção. Para colaborar com estes profissionais, a empresa Ustra Consultoria oferece o curso denominado “Gerenciamento das Boas Práticas de Fabricação (BPFs) de chocolataria e confeitaria”.

Este curso tem como objetivo geral, entregar ferramentas para gerenciar as demandas que surgem a partir da implantação obrigatória das Boas Práticas de Fabricação de Alimentos nas empresas de produção de chocolate (seja bean to bar ou apenas de transformação) e também de confeitaria. É realizada com um olhar panorâmico, prático e focado em potencializar resultados para a empresa. E, com toda esta informação, busca desmistificar a complexidade de tal obrigatoriedade.

Para tal, a responsável por este treinamento, a engenheira química Juliana Recuero Ustra, comenta que este foi desenhado a partir de seu conhecimento e larga experiência desde 1998 atendendo como consultora os setores de confeitaria e chocolataria. Todos os exemplos e conceitos estão voltados para estas empresas, e durante o curso serão realizadas discussões, exercícios e dinâmicas para alcançar aos objetivos.

O tamanho da turma é limitado para que a interação entre a facilitadora e os participantes tenha qualidade, pois muitas discussões surgem a partir do conteúdo entregue. Os alunos experimentam algo como um “grupo de estudos” para este tema, pois tem abertura para poder verificar questões reais sobre suas situações e processos de origem, ou até mesmo sobre um empreendimento que esteja em fase de planejamento ou construção.

O público-alvo do curso é amplo:  empreendedores do setor de chocolates e derivados (seja tree to bar, bean to bar ou de transformação), empreendedores de confeitaria, gerentes de qualidade, gerentes de indústria, chefs de cozinha, nutricionistas, e demais profissionais envolvidos na rotina de gerenciar a implantação das BPFs em empresas de produção de chocolate (de qualquer tipo e volume de produção), acadêmicos e demais profissionais de áreas afins.

O foco especifico é apresentar informações gerenciais aplicadas às BPFs para empresas de produção de chocolate (bean to bar, tree to bar, produção tipo “derretimento e aplicação”) e de produtos derivados que usem chocolate em suas preparações ou que trabalhem com chocolate como principal insumo (trufas, bombons, panetones, bolos, sobremesas, biscoitos, sorvetes, entre outros). Igualmente estão neste foco, as empresas de confeitaria, em suas diversas abordagens, sejam artesanais ou industriais.

Fonte: Chocolate no Brasil

+ Informações sobre o Curso:

Facebook.com/ustrachocolate
Instagram: @chocolatenobrasil e @ustra.consultoria