Data: 24/10/2018 Tempo: 02min de leitura Categoria: Cidade Criativa Visualizações: 616 visualizações
Por: Hoje em Dia

Belo Horizonte receberá consultoria do Ministério da Cultura (MinC) para se candidatar ao título de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco. De acordo com a Belotur, outras 14 cidades brasileiras foram selecionadas pelo órgão para receberem apoio e concorrerem em áreas culturais diversas.

A capital mineira disputará com a cidade de São Paulo na área da gastronomia. Outros dois municípios mineiros estão na disputa: Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, que concorrerá pela música, e Cataguases, na Zona da Mata, pelo setor do cinema.

Criado em 2004, o projeto Rede de Cidades Criativas da Unesco busca ressaltar a criatividade de seus membros dentro de sete áreas temáticas: Artesanato e Artes Folclóricas, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Artes Midiáticas e Música. Atualmente, 180 cidades em 72 países detém títulos.

Apoio ministerial

Em Belo Horizonte, a candidatura ao reconhecimento foi lançada oficialmente na semana passada. A previsão, segundo a Belotur, é que o resultado saia em outubro de 2019. A cidade terá como embaixador o chef belo-horizontino Léo Paixão.

Para se preparar, o município concorreu com 23 cidades por uma das 15 vagas em assessoria oferecida pelo MinC. Segundo a prefeitura, além de auxiliar na elaboração da candidatura, o edital visa estimular a elaboração de planos de desenvolvimento que impulsionem a economia criativa nos municípios brasileiros. Além disso, a capacitação busca contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) previstos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para integrar a rede, a cidade deve preparar um dossiê, que passará por processo de seleção realizado pela Comissão de Avaliação da Unesco. A candidatura deve demonstrar, de forma clara e prática, a disposição, o compromisso e a capacidade da localidade em contribuir com os compromissos da Rede.

De acordo com o presidente da Belotur, Aluizer Malab, a iniciativa busca colocar a gastronomia da cidade como fator de competitividade entre os destinos turísticos nacionais e internacionais.

“É importante ressaltar que Belo Horizonte já está ganhando com todo o processo da candidatura, com troca de informações, integração da cadeia produtiva e profissionalização de todo o setor gastronômico da cidade. A candidatura reforça o projeto de cidade que estamos construindo, mais sustentável e que valoriza o que é produzido aqui. Por isso, vamos montar esse dossiê de candidatura e apresentar tudo o que temos, desde a infinidade de festivais, até a força do nosso café, da cachaça, da cerveja, dos restaurantes”, afirmou Malab.

Dados

– Belo Horizonte ficou em 5º lugar, com 79,25 pontos;

– São Paulo, sua concorrente direta, posicionou-se dois lugares abaixo, com 70.08;

– Duas cidades mineiras ficam nos dois primeiros lugares: Diamantina, com 86.08 pontos, e Cataguases, com 81.25;

– Atualmente, 180 municípios em 72 países têm o título de Cidade Criativa pela Unesco;

– No Brasil, oito cidades já fazem parte da Rede. São elas: Belém (PA), Florianópolis (SC) e Paraty (RJ), no campo da gastronomia; Brasília (DF) e Curitiba (PR), no do design; João Pessoa (PB), em artesanato e artes folclóricas; Salvador (BA), na música; e Santos (SP), no cinema.

 

Fonte: Hoje em Dia, por Anderson Rocha

Também pode
te interessar:

Eventos relacionados a Cidade Criativa Unesco da Gastronomia – Florianópolis (1º semestre 2024)
Data: 04/04/2024 Tempo: 01min Categoria: Cidade Criativa

Eventos relacionados a Cidade Criativa Unesco da Gastronomia – Florianópolis (1º semestre 2024)

Compilados de eventos informados pela Associação FloripAmanhã relacionados a Cidade Criativa Unesco da Gastronomia

Florianópolis recebe em agosto I Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia
Data: 22/03/2023 Tempo: 02min Categoria: Institucional

Florianópolis recebe em agosto I Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia

Florianópolis receberá em agosto a 1ª edição do Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia. A

Temporada da maçã propicia turismo de experiência na serra catarinense
Data: 02/03/2023 Tempo: 03min Categoria: Cadeia Produtiva

Temporada da maçã propicia turismo de experiência na serra catarinense

Santa Catarina é um importante produtor de maçãs no Brasil, com diversas regiões do estado dedicadas à produção