Data: 11/06/2019 Tempo: 02min de leitura Categoria: Cidade Criativa Visualizações: 641 visualizações
Por: Divulgação
A 2ª edição do Ecomida, projeto que une gastronomia e sustentabilidade, será no dia 21 de junho, sexta-feira, das 10h30 às 19h, na Rua Vidal Ramos, no Centro de Florianópolis. O evento é idealizado pela Estácio Florianópolis e pela coordenadora Beth Diamantopoulos e realizado pelos estudantes do curso de Gastronomia da faculdade.
O projeto surgiu em uma atividade interdisciplinar. Os estudantes foram desafiados a criar um evento que reunisse comida boa e sustentabilidade com insumos orgânicos e locais, mostrando que é possível ser ecologicamente correto, evitando a utilização de produtos descartáveis, o desperdício no preparo e principalmente, a poluição da natureza, sem abrir mão de uma ótima gastronomia e um cardápio com insumos regionais, estimulando o consumo de produtos orgânicos, da agricultura familiar e de produção local valorizando nossa biodiversidade.  Os resíduos orgânicos irão para as composteiras da faculdade.
No cardápio, diversos pratos com valores de até R$ 15,00. Risoto de linguiça blumenau com alho nirá, paçoca de pinhão, choripan com linguiça artesanal da mané, bolinho de siri e crocante de camarão, burrito com chili de pinhão, onigiri de peixe aqui da praia, espetinhos de frutos do mar e vegano, bao, pãozinho tipo chinês com peixe do dia, brownies sem glúten e sem lactose e bolo de pote de pão de mel com doce de leite artesanal e mel silvestre. Já as bebidas disponíveis serão cervejas artesanais, Kombucha e soft drink – água e refrigerante.
O evento terá ainda a participação de músicos locais com apresentações durante todo o evento, além de uma equipe de dança que vai movimentar a rua.
A novidade nesta edição serão as aulas pocket no decorrer do dia para discutir sobre o sistema alimentar, Ugly food, PANC’s, inovação na cadeia dos alimentos, degustação de cachaça catarinense, oficina de licor entre outros. Todas as aulas serão gratuitas.  As inscrições das aulas pocket são feitas através do Link (ao final da nota).
Sobre a Rua Vidal Ramos
A Rua Vidal Ramos é uma das vias mais antigas do Centro de Florianópolis. Serviu de ligação entre a Praça da Matriz, hoje Praça 15 de Novembro e a Rua do Passeio, atual Esteves Júnior. Estreita, seu leito foi implantado no século 19 para a passagem de carroças e pedestres. É o patrimônio histórico mais antigo da cidade e que conserva o enorme casarão de esquina com a Escadaria do Rosário, construído pelas famílias Daux e Boabaid. Em 2015 passou pelo processo de revitalização, um conceito de shopping a céu aberto. Hoje é conhecida como Vidal Ramos Open Shopping e também um case de sucesso, atraindo  delegações de empresários de vários estados brasileiros. Inclusive, levando este case de sucesso em vários lugares do Brasil. É uma rua onde tem atuação parceira público/ privado.

 

Quando: 21/06/19, das 10:30 às 19h

Onde: Rua Vidal Ramos, Centro, Florianópolis.

Valor: diversos pratos com valores de até R$ 15,00; oficinas gratuitas (requer inscrição)

Inscrição: clique aqui

Também pode
te interessar:

Eventos relacionados a Cidade Criativa Unesco da Gastronomia – Florianópolis (1º semestre 2024)
Data: 04/04/2024 Tempo: 01min Categoria: Cidade Criativa

Eventos relacionados a Cidade Criativa Unesco da Gastronomia – Florianópolis (1º semestre 2024)

Compilados de eventos informados pela Associação FloripAmanhã relacionados a Cidade Criativa Unesco da Gastronomia

Florianópolis recebe em agosto I Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia
Data: 22/03/2023 Tempo: 02min Categoria: Institucional

Florianópolis recebe em agosto I Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia

Florianópolis receberá em agosto a 1ª edição do Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia. A

Temporada da maçã propicia turismo de experiência na serra catarinense
Data: 02/03/2023 Tempo: 03min Categoria: Cadeia Produtiva

Temporada da maçã propicia turismo de experiência na serra catarinense

Santa Catarina é um importante produtor de maçãs no Brasil, com diversas regiões do estado dedicadas à produção