Conheça os
palestrantes

Alan Claumann

Florianópolis - SC

Conheça Alan, o Coordenador Estadual dos projetos de Turismo, Agro e Indicações Geográficas do Sebrae de Santa Catarina. Com uma formação sólida, ele é Técnico em Hotelaria e Turismo, além de possuir um mestrado em Recursos Genéticos Vegetais e estar cursando seu doutorado em Desenvolvimento Territorial pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Alan é uma figura importante no programa ORIGEM SANTA CATARINA do Sebrae, um projeto inovador que visa unir o turismo e a gastronomia a produtos com identidade local, fortalecendo e agregando valor aos destinos turísticos. Seu papel nesse programa é essencial, pois ele se dedica a valorizar experiências autênticas, fortalecer as governanças e profissionalizar a gestão de pequenos negócios e propriedades rurais familiares em todo o estado.

Graças à sua paixão pelo desenvolvimento territorial sustentável, Alan está comprometido em promover a cultura local e os produtos únicos de Santa Catarina. Seu trabalho no Sebrae tem um impacto significativo na comunidade, contribuindo para a promoção do turismo responsável e do crescimento econômico regional.

Ana Paula Jacques

Brasília - DF

Coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur. Possui doutorado em Política e Gestão da Sustentabilidade pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da Universidade de Brasília (UnB), com doutorado sanduíche financiado pela Capes no Centre de Coopération Internationale en Rechérche Agronomique pour le Développement (CIRAD) em Montpellier, França. Também realizou pós-doutorado em Turismo na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Ana Paula é mestra em Turismo pelo Centro de Excelência em Turismo (CET) da Universidade de Brasília (UnB), especialista em Gestão de Negócios pelo Ibmec e graduada em Gastronomia. Atualmente, exerce o cargo de professora efetiva de gastronomia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB). Além disso, possui experiência como chef de cozinha, tendo trabalhado em restaurantes no Brasil e na França.

Ana Paula Jacques é também curadora do projeto Cerrado no Prato e idealizadora do food lab Comida pra Pensar®. Sua trajetória profissional inclui pesquisa e consultoria nas áreas de gastronomia, patrimônio cultural, turismo, tendências e sustentabilidade, acumulando mais de 20 anos de experiência tanto no setor privado quanto no público.

Anita Pires

Florianópolis - SC

Educadora social, jornalista e empresária, com especialização em Ciências Políticas pela FIAP Jean Monnet (Paris, França). Dedica sua vida ao desenvolvimento local, planejamento integrado de cidades, inclusão social e desenvolvimento econômico sustentável.

É membro da Câmara Brasileira da Indústria de Eventos, da Academia Brasileira de Eventos e Turismo (ocupando a cadeira 33), do Conselho Consultivo Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Aboec Nacional), representante brasileira na Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina (Cocal).

Também faz parte do Conselho Internacional da Indústria de Eventos desde 2016, com sede na Bélgica (JMIC). Além disso, é conselheira da Associação FloripAmanhã e Ponto Focal do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia.

Andrea Guimarães

Brasília - DF
Diretora de Desenvolvimento Econômico da Cultura, na Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural do Ministério da Cultura. Possui mestrado em Economia pelo Programa Profissional em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com foco na pesquisa em Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas.
Com formação em jornalismo e pós-graduação em comércio exterior, atua como servidora pública há 16 anos, desempenhando um papel fundamental na elaboração e implementação de políticas públicas nas áreas de cultura, economia criativa, turismo e relações internacionais.

Eduardo Seijo Solís

Merida - México

Doutor em Turismo pela Universidade Antonio de Nebrija, em Madrid, Espanha. Ele desempenha o papel de ponto focal de Mérida, a principal cidade da província de Yucatán, no México, como Cidade Criativa em Gastronomia reconhecida pela Unesco, desde outubro de 2019.

Com mais de 22 anos de experiência, Eduardo possui uma ampla trajetória profissional. Ele já atuou como professor titular e diretor da Escola de Administração, Marketing e Turismo da Universidade Marista de Mérida. Além disso, é o proprietário da Orbitur Travel Service, uma empresa de turismo receptivo responsável pela criação e operação de viagens organizadas pela América Central.

Em 2015, Eduardo fundou a Origen Tostadores de Café, uma empresa localizada em Mérida que se dedica à torrefação e comercialização de cafés finos do México. Atualmente, a empresa processa mais de 15 toneladas de café por ano, distribuindo-os em Yucatán e em várias cidades mexicanas.

Jéssica da Luz Pereira Pucci

Florianópolis - SC

Jéssica é uma Nutricionista com especialização em gestão empresarial e conta com 18 anos de experiência na área de negócios relacionados à saúde, qualidade de vida, bem-estar e projetos sociais.

Atualmente, ela desempenha a função de Gerente de Saúde e Assistência no Departamento Regional do Sesc Santa Catarina. Nessa posição, Jéssica tem uma atuação de destaque, sendo responsável por diversos projetos importantes, tais como Nutrição, Saúde Bucal, Cuidado Terapêutico, Educação em Saúde, Trabalho Social com Grupos, Desenvolvimento Comunitário, Unidades Móveis Saúde Mulher e OdontoSesc, além de coordenar o Programa Mesa Brasil.

Ao longo de sua carreira, Jéssica demonstrou comprometimento e habilidades gerenciais, que a permitiram liderar equipes e projetos de maneira eficaz. Sua expertise na área da saúde e sua capacidade de articulação foram fundamentais para o sucesso e impacto positivo dessas iniciativas, promovendo a saúde e o bem-estar da comunidade atendida.

Lélio Costa da Silva

Belém - PA

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, vinculado ao Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui mestrado em Gestão Pública pelo Núcleo de Altos Estudos da Amazônia (NAEA) pela UFPA, concluído em 2021, e graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Ufrrj).

É Engenheiro Agrônomo de carreira no Ministério da Economia. Sua experiência profissional está concentrada na área de Agronomia, com ênfase em Regularização Fundiária, e tem atuado em temas relacionados à reforma urbana e regularização fundiária de interesse social.

Atualmente, exerce o cargo de Diretor-Presidente da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), onde é responsável por diversas pautas de interesse da cidade. Entre essas atividades, destaca-se o gerenciamento das ações relacionadas ao Selo Belém, Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, ocupando a presidência do Comitê Gestor da Gastronomia de Belém. Além disso, é responsável pela organização do Festival Gastronomia das Ilhas, que já realizou quatro edições bem-sucedidas.

Magnus Luiz Emmendoerfer

Viçosa - MG
Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Head da Cadeira de Economia Criativa e Políticas Públicas da Unesco (2022-26). Coordenador do Grupo de Pesquisa/CNPq em Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos (GDTeC).
Ph.D. em Ciências Humanas: Sociologia e Políticas (Estudos Organizacionais) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi Presidente da Sociedade Brasileira para a Administração Pública (SBAP) (2018-2020) e membro do Conselho Consultivo de Políticas Públicas da Fundação de Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenos Negócios (Anegepe)(2018-2022).
Nos últimos 10 anos, coordenou e integrou times de 15 projetos interinstitucionais, financiados por agências de pesquisas no Brasil. Os temas foco em suas publicações são variados com ênfase em políticas públicas, gestão de pessoas, turismo e empreendedorismo. Também participou em eventos nacionais e internacionais como coordenador de grupos de trabalho no México, EUA, Equador, Peru, Colômbia, Uruguai, Portugal, Espanha, Itália, Hungria, Canadá, Noruega além de conferências no Brasil. A disseminação de suas pesquisas e o impacto de suas publicações estão em diferentes periódicos de países Iberoamericanos.

Marcos Boffa

Belo Horizonte - MG

Geógrafo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais, com especializações em Política Cultural pela Université de Bourgone, no programa Formation Internationale Culture de Paris (França, 1995-1996), em Turismo Gastronômico pelo Basque Culinary Center de San Sebastian (Espanha, 2020) e diplomado em Cidades Inteligentes pela Universidad FASTA de Mar del Plata (Argentina,2022).

Desde 2017, exerce a função de responsável pela Diretoria de Políticas de Turismo e Inovação Turística da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur). Atualmente, atua como ponto focal de Belo Horizonte na Rede de Cidades Criativas da Unesco e na Rede Ibero-Americana de Destinos Turísticos Inteligentes.

Nos últimos anos, tem sido convidado como palestrante em eventos internacionais promovidos pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e pela Federação Mundial de Cidades Turísticas (WTCF) na América Latina, incluindo Buenos Aires, Bogotá e Cidade do Panamá.

Natalia Bayona

Madrid - Espanha

Natalia Bayona lidera a inovação, educação e investimentos na Organização Mundial de Turismo (OMT), agência da ONU que promove um turismo responsável e sustentável. Como o primeiro diretor de inovação da OMT, ela introduziu o empreendedorismo e a educação como fatores-chave para o turismo e desenvolvimento. Natalia também é reconhecida por suas contribuições no âmbito das Nações Unidas, posicionando a OMT como referência em inovação. Ela participa do Programa de Liderança Executiva da ONU para o Desenvolvimento Sustentável.

Em 2022, Natalia lançou a série de guias de investimento em turismo "UNWTO Tourism Doing Business", abrangendo diversos países. Ela também desenvolveu o Programa Futuros Digitais da OMT para Pequenas e Médias Empresas (PMEs), visando fornecer treinamento em áreas-chave, como conectividade e comércio eletrônico, para mais de 1 milhão de empresas.

Natalia Bayona é reconhecida por seu trabalho e contribuições. Ela foi destacada como uma das 10 colombianas que mais contribuem para a imagem positiva do país na Espanha, além de ser reconhecida por sua inclusão no setor de turismo e fazer parte de iniciativas lideradas por mulheres. Natalia possui formação em Relações Governamentais e Internacionais e um MBA Executivo, e é membro de redes internacionais, como o Fórum Econômico Mundial. Ela também compartilha seu conhecimento ministrando aulas em universidades e escolas públicas.

Nathália Bernardinetti

Florianópolis - SC

Nathalia é Geógrafa formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde adquiriu uma sólida formação em Geografia e suas diversas aplicações. Posteriormente, ela buscou aprofundar seus conhecimentos na área de História da Alimentação e Patrimônio Cultural, obtendo uma especialização pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Atualmente, Nathalia atua como Analista de Projetos Educacionais no Setor de Inovação do Senac Santa Catarina, onde desempenha um papel fundamental no projeto Macroalgas. Além disso, ela também faz parte do Observatório da Gastronomia do Sistema Comércio SC, que está vinculado ao Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco pela Associação FloripAmanhã.

Ao longo de sua trajetória profissional, Nathalia desenvolveu experiências em diversas áreas de estudo, como gastronomia e alimentação, indicação geográfica e gestão da informação. Sua ampla gama de conhecimentos torna-a uma profissional versátil e preparada para enfrentar os desafios e contribuir significativamente para o desenvolvimento de projetos educacionais e iniciativas relacionadas ao setor de inovação e à promoção da cultura gastronômica em Santa Catarina.

 

 

 

Tadeu Melchiades Filho

Paraty - RJ

Natural de Barra Mansa, Rio de Janeiro, é servidor público efetivo desde 2013. Sua trajetória teve início na Secretaria de Cultura de Paraty, após concluir sua graduação em Administração pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e retornar de um período de estudos em Dublin, na Irlanda.

Em 2017, Tadeu participou ativamente do processo de candidatura de Paraty à Rede de Cidades Criativas da Unesco, e ao final de 2018 foi indicado como Focal Point. Durante o ano de 2019, desempenhou um papel importante na contribuição do dossiê da candidatura para Patrimônio Mundial.

Atualmente, Tadeu está vinculado ao Departamento de Patrimônio Mundial e Cidade Criativa, que faz parte da Secretaria Executiva de Governo. Sua atuação está focada nas relações internacionais, no fortalecimento de laços institucionais e na representação do município em diversos eventos, como feiras, congressos e fóruns. Ele acumula experiência em representações presenciais em países como Turquia, China e Rússia, além de ser membro titular do Conselho Municipal de Turismo de Paraty, participando ativamente de suas atividades.