O que é a Rede de Cidades Criativas da Unesco?

 

A Rede de Cidades Criativas da Unesco (Unesco Creative Cities Network – UCCN, na sigla em inglês) foi criada em 2004 para promover a cooperação com e entre cidades que identificaram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável. As 295 cidades que atualmente fazem parte desta rede trabalham juntas para um objetivo comum: colocar a criatividade e as atividades culturais no centro de seus planos de desenvolvimento em nível local e cooperar ativamente em nível internacional.

 

Ao aderir à Rede, as cidades se comprometem a compartilhar suas melhores práticas e desenvolver parcerias envolvendo os setores público e privado, bem como a sociedade civil, a fim de:

 

  • fortalecer a criação, produção, distribuição e difusão de atividades, bens e serviços culturais;
  • desenvolver polos de criatividade e inovação e ampliar as oportunidades para criadores e profissionais do setor cultural;
  • melhorar o acesso e a participação na vida cultural, em particular para grupos e indivíduos marginalizados ou vulneráveis;
  • integrar plenamente a cultura e a criatividade nos planos de desenvolvimento sustentável.

Áreas de Atuação

 

Os objetivos da Rede de Cidades Criativas da Unesco são implementados no nível das cidades membros e a nível internacional, nomeadamente através das seguintes áreas de ação:

 

  • Compartilhar experiências, conhecimento e melhores práticas;
  • Projetos-piloto, parcerias e iniciativas, associando os setores público e privado e a sociedade civil;
  • Programas de intercâmbio profissional e artístico e redes;
  • Estudos, pesquisas e avaliações sobre a experiência das cidades criativas;
  • Políticas e medidas para o desenvolvimento urbano sustentável;
  • Comunicação e atividades de sensibilização.

Cidades Brasileiras que compõem a UCCN

Atualmente são doze* as cidades brasileiras que compõem a Rede de Cidades Criativas da Unesco (UCCN). Tais municípios estão entre os 295, de 90 países, destacados pelo seu histórico na atuação de alguma das sete categorias consideradas pela Unesco como impulsionadores da economia: artesanato e artes folclóricas; artes midiáticas (integração entre diferentes linguagens artísticas e novas tecnologias); design; cinema; gastronomia; literatura e música.

 

 

*Em 2021, Recife (PE) e Campina Grande (PB) entraram na Rede de Cidades Criativas da Unesco em música e artes midiáticas, respectivamente. O logo ainda não foi divulgado, por esse motivo ainda não compõem o quadro acima.

Endereço: CIA Downtown Rua Felipe Schmidt, 853 Centro - Sala 02 Florianópolis - SC (48) 3251.0595 contato@observagastronomia.com.br
Fique por dentro de tudo que acontece no Observatório da Gastronomia das Cidades Criativas. Inscreva-se em nosso newsletter para receber as principais informações e notícias sobre a rede produtiva da gastronomia nas Cidades Criativas Unesco.